feed me
sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Google lançou o Google TV que busca integrar de vez a Internet e a TV. Será possível várias formas de interatividade, e o melhor é que poderemos assistir aos programas sob demanda (havendo a disponibilidade), navegar, ver álbuns de fotos, etc. A interface me pareceu bem amigável, e o sistema rodará num set-top box (ou em novas TVs) que usa(m) processador Atom da Intel e sistema operacional Android. Participam do sistema, além do Google e da Intel, a Sony e a Logitech.

Com todas as funcionalidades e caso de fato esse sistema se espalhe, resta saber se haverá interesse ainda pela interatividade proposta pelo padrão brasileiro de TV digital e o Ginga.

De acordo com os executivos da companhia, os primeiros exemplares de Google TV chegarão ao mercado americano entre setembro e novembro deste ano, embutidos nos televisores da Sony. Ao mesmo tempo, também serão vendidos set-up boxes desenvolvidos pela Logitech, que podem aplicar a tecnologia em qualquer outra TV por HDMI.

Para rodar de modo satisfatório nos televisores, o Google informa que houve uma adaptação específica de processadores realizada pela Intel, que entra como outra parceira no projeto. Segundo a empresa, o serviço possui melhor rendimento com conexões acima de 3MB/s.

A razão de existir do Google TV, dizem os desenvolvedores, é trazer uma experiência completa de internet para as telas grandes, seja para assistir a vídeos no YouTube, buscar por episódios de seriados ou ainda usar aplicativos de web baixados pelo Android Market para ver a previsão do tempo ou gerenciar o Twitter, por exemplo.

Em essência, o Google TV é dividido em três componentes: Android (a partir da versão 2.1), o browser Chrome e Flash 10.1; juntos, esses recursos conseguem levar "o entretenimento da internet para sua sala de estar, quando o espectador quiser", segundo os desenvolvedores. Em uma das demonstrações, por exemplo, os criadores da tecnologia buscaram pelo seriado "House" e encontraram conteúdos disponíveis por streaming pelas emissoras de TV e em sites de vídeos da internet.


Filed Under:

0 comentários:

Postar um comentário